Que outras informações relevantes?
Esta é uma viagem participativa onde todos os viajantes participam nas tarefas do dia-a-dia em viagem, desde a confeção de refeições, acender fogueira, montar acampamento, lavar loiça, etc. Todos contribuem assim para o sucesso da viagem.
É uma viagem sustentável?
Nesta viagem iremos ter a oportunidade de participar em alguns projetos relacionados com conservação de vida selvagem e projetos de desenvolvimento comunitário como na Reserva de Matopos.
Ao longo da nossa viagem implementamos ainda uma série de práticas e conceitos de sustentabilidade com o objetivo de oferecermos uma viagem consciente, ecológica, ética e regenerativa.
Na seleção dos nossos parceiros de alojamentos e serviços para esta viagem demos preferência aos operadores locais de menor dimensão e com maior impacto na economia local e criação de postos de trabalho locais ou àqueles que participam ou apoiam diretamente programas locais de conservação da natureza e desenvolvimento social.
Ao viajar connosco está também a apoiar o nosso programa “Um por Todos“.
É possível adicionar mais alguns dias ou outros destinos?
Sim, claro que é possível prolongar a sua estadia pré ou pós viagem e até combinar com outros destinos.
Esta viagem combina perfeitamente com uma extensão ao Parque Kruger ou à Cidade do Cabo na África do Sul.
Só terá de nos comunicar com a maior antecedência possível e teremos todo o gosto em adicionar mais conteúdo à sua viagem.
É necessário visto para entrar nestes países?
Os vistos para entrar no Zimbabué e Moçambique podem ser emitidos à entrada no país, no aeroporto ou entrada terrestre no posto fronteiriço. O passaporte deverá ter, pelo menos, a validade de 6 meses e 4 páginas livres para carimbos.
O visto para entrar no Zimbabué tem um custo de 30$.
O visto para entrar em Moçambique tem um custo de 60$.
É seguro viajar nestes países?
Sim é seguro viajar nestes países, especialmente neste itinerário.
Todos os lugares que visitamos e os alojamentos incluídos no itinerário são criteriosamente escolhidos tendo em conta um conjunto de condições, nomeadamente a segurança.
Viajar nestes destinos apresenta os riscos habituais de viajar em países em desenvolvimento.
O líder de viagem e os guias locais com quem trabalhamos são pessoas devidamente certificadas para orientar grupos em áreas com vida-selvagem africana e com bastante experiência nos locais onde actuam.
No 1º dia será feito um briefing com o líder de viagem para falar de todos os aspetos que merecem especial atenção.
É uma viagem exigente fisicamente?
Esta viagem não apresenta desafios exigentes em termos de condição física. As caminhadas que realizamos são de curta duração, curta elevação e assegurando todas as condições de segurança.
Não é, de todo, necessária uma grande forma física ou jovialidade para participar em todas as experiências incluídas nesta viagem.
É, no entanto, uma viagem que pode gerar algum cansaço para algumas pessoas devido aos despertares matutinos, noites em tenda e alguns quilómetros na estrada. Por experiência, após o 3º dia toda a gente entra no ritmo.
Pode-se realizar esta viagem em qualquer altura do ano?
Sim pode-se. No entanto, de um modo geral, a época das chuvas é uma altura complicada para se transitar em África devido às más condições de circulação nas estradas e às imprevisibilidades que podem surgir.
Também durante a época das chuvas os animais tendem a dispersar devido à abundância de água e torna-se mais difícil observá-los durante os nossos safaris.
No caso específico de Moçambique, a época de chuvas pode ser bastante severa com tempestades tropicais, normalmente nos meses de Fevereiro e Março.
Todas as viagens que organizamos têm como objetivo proporcionar a melhor experiência possível aos nossos viajantes. Por isso, recomendamos que certas viagens se realizem em alturas específicas do ano durante as condições ideais em cada um dos destinos escolhidos, para que verdadeiramente possam apreciar o melhor que essas regiões têm para oferecer.
Que cuidados de saúde devo ter nesta viagem?
Recomendamos todos os viajantes a fazer a Consulta do Viajante com antecedência.
A profilaxia contra a malária é normalmente recomendada porém não é obrigatória para efeitos de entradas nos países.
O camião tem kit de primeiros socorros mas os viajantes devem trazer também o seu próprio pequeno kit, com a medicação básica necessária. Caso tome alguma medicação regular, aconselhamos a levar o necessário para toda a estadia, pois pode não ser fácil encontrar esses medicamentos nas farmácias locais.
Como é formado o grupo desta viagem?
Qualquer pessoa se pode inscrever numa das Viagens Agendadas Africando. Estas viagens são criadas para viajantes que querem descobrir África na companhia de outros viajantes com o mesmo espírito e aproveitar os melhores preços e outras vantagens de viajar em grupo.
Poderão inscrever-se viajantes individuais, casais, pequenos grupos, grandes grupos até um número máximo estipulado para essa viagem.
Normalmente os grupos são muito diversificados com viajantes de várias idades.
Como são os alojamentos durante a viagem?
O alojamento em camping será em tenda dupla de camas separadas, utilizando casa-de-banho partilhada, como num normal parque de campismo.
O alojamento em hotel ou lodges será em quarto twin com casa-de-banho privada.
Todos os viajantes irão partilhar a tenda ou quarto com outro viajante e devem fazer-se acompanhar de saco-cama próprio.
Os viajantes que viajam em casal poderão solicitar, durante o processo de reserva, quarto duplo (1 cama de casal) em vez de twin (2 camas individuais). Sempre que possível, tentaremos satisfazer esse pedido.
Podemos personalizar ainda mais o seu alojamento em viagem nas seguintes condições abaixo descritas:
Em algumas noites, existe a possibilidade de fazer um upgrade e ficar alojado em quartos com casa-de-banho privada, em vez de camping. Se assim desejar, poderá solicitá-lo durante o processo de reserva. Será cobrado um valor adicional correspondente ao upgrade.
Existe a possibilidade de realizar a viagem em regime individual. Se assim desejar, poderá solicitá-lo durante o processo de reserva. Será cobrado um valor adicional.
Existe a possibilidade de antecipar ou prolongar a estadia. Se assim desejar, poderá solicitá-lo durante o processo de reserva. Será cobrado um valor adicional.
Como são as deslocações durante a viagem?
As deslocações ao longo da viagem será maioritariamente realizado num camião 4×4, completamente equipado com material de campismo, equipamento de cozinha, mantimentos, estação de carregamento de aparelhos eletrónicos, frigorífico, congelador e depósito de água.
Apesar do camião reunir todas as condições de segurança e conforto para este tipo de viagens, as distâncias a percorrer em África são bastante extensas e as condições das estradas são invariavelmente más. É, portanto, uma viagem desaconselhada a pessoas com problemas de costas ou outros problemas de saúde que resultem em desconforto devido a algumas horas na estrada.
Ocasionalmente iremos usar outros veículos nalgumas ligações entre etapas.
Como são as refeições durante a viagem?
Dada a natureza desta viagem que nos leva a alguns locais bastante remotos, a grande parte das refeições serão confecionadas nos locais por onde passamos ou onde ficamos alojados. Quando possível, as refeições serão feitas em restaurante, por conta própria. Nestes dias em que as refeições não estão incluídas, sugerimos restaurantes locais com pratos típicos, que podem variar de 5 a 15 dólares.
Conforme mencionado nos items incluídos, a maioria das refeições está incluída durante a viagem. O planeamento das refeições será comunicado diariamente durante o briefing.
As refeições serão confecionadas tendo em conta o gosto e necessidades dietéticas específicas do grupo.
Normalmente preparamos refeições diversificadas, rápidas e simples para o almoço quando estamos em trânsito e refeições mais elaboradas para o jantar de inspiração europeia com um toque africano, consoante os ingredientes disponíveis encontrados ao longo do caminho.
A água potável será fornecida durante toda a viagem, pelo que recomendamos trazer uma garrafa reutilizável, assim evitamos acumular garrafas de plástico ao longo do caminho e ajudamos a reduzir nossa pegada ecológica em África. Refrigerantes, sumos, bebidas alcoólicas e aperitivos não estão incluídos, cada um poderá comprar por sua conta ao longo do caminho.
Como são organizados os transfers de/para o aeroporto?
Os transfers são por conta de cada viajante, mas poderão ser organizados por nós, caso prefira. Têm um custo entre 5 a 20 dólares por trajeto, dependendo do número de pessoas que dividem o transporte.
Quanto dinheiro devo levar para a viagem?
Recomendamos levar cerca de 200 dólares. Lembre-se que terá de pagar o visto à entrada em Moçambique em dólares (50USD) e por vezes o pagamento por cartão não está disponível.
Em Moçambique aceitam pagamentos em Meticais e nalguns sítios em Dólares e Euros.
Nos pagamentos efetuados em Dólares ou Euros poderá receber o troco em moeda local, que poderá utilizar ao longo da viagem.
No Zimbabué a moeda corrente é o Dólar americano.
Existem ATMs em quase todas as cidades ao longo do caminho e esta é, sem dúvida, a maneira mais fácil de obter moeda local e também a maneira mais segura para evitar ter de levar muito dinheiro em numerário. Convém recordar que sempre que fizer um levantamento, terá que pagar uma comissão ao banco. Normalmente as comissões de levantamento são bastante superiores às de pagamentos com cartão. Os principais cartões de crédito podem ser usados nos hotéis/lodges, supermercados ou restaurantes. Algumas lojas mais pequenas poderão não aceitar cartões.
Há alguma idade mínima ou máxima para me inscrever?
A idade mínima para realizar esta viagem é 14 anos e devidamente acompanhado/a por, pelo menos, um dos progenitores ou um tutor responsável.
Não existe idade máxima para realizar esta viagem. Apenas se recomenda que os participantes tenham uma razoável condição física e espírito de aventura.