Viagem a Madagáscar

Viagem a Madagáscar por cidades e aldeias pitorescas, parques naturais idílicos e praias paradisíacas. Uma experiência de imersão completa na ilha mais antiga do mundo.

Viagem Madagascar embondeiros noite Viagem Madagascar embondeiros noite
Africando

Roteiro de viagem Madagáscar

Viagem a Madagáscar

Nesta viagem a Madagáscar iremos atravessar a ilha, da capital Atananaviro, às praias paradisíacas de Ifaty, passando por alguns dos parques naturais mais populares da ilha.
Serão nove dias de completa imersão na ilha mais antiga do planeta, onde iremos mergulhar nas suas tradições, descobrir algumas das suas excentricidades e viver experiências inéditas nesta ilha de caraterísticas únicas.
Madagáscar foi povoada há cerca de 1200 anos por um pequeno grupo originário do Sudeste Asiático, que resultou numa cultura e tradições ímpares.
Tudo isto fazem de Madagáscar um dos lugares mais enigmáticos do planeta. Venha conosco descobrir as suas praias paradisíacas, caminhar pelos parques naturais repletos de vida ou passear pelas aldeias com cheio a baunilha no ar.

Porque fazer a viagem a Madagáscar

Mergulhe na cultura e nas tradições desta ilha na capital Antananaviro e na antiga cidade real de Fianarantsoa, explore os parques naturais de Isalo e Ranomafana, povoados por lémures, fossas, camaleões, aye-ayes e todo o tipo de plantas que apenas existem aqui. Relaxe nas praias paradisíacas de Ifaty, apreciando a explosão da vida marinha, perfeita para a prática de atividades náuticas como o snorkel.

  • Destino seguro

  • Espetacularidade e diversidade de paisagens

  • Fantástico destino de vida-selvagem e praia

  • Grande diversidade de povos e culturas

Melhor época para a viagem a Madagáscar

A ilha é suficientemente grande para ter diferentes tipos de clima entre o norte, sul e interior. No entanto, de um modo geral, a melhor altura para visitar Madagáscar é entre Junho e Outubro. Entre Janeiro e Março é época das chuvas com possíveis furacões normalmente no mês de Fevereiro.

  • Jan
  • Fev
  • Mar
  • Abr
  • Mai
  • Jun
  • Jul
  • Ago
  • Set
  • Out
  • Nov
  • Dez

Pontos de Interesse

O que iremos visitar em Madagáscar

Uma viagem por algumas das regiões mais idílicas e pitorescas da ilha de Madagáscar. Entre muitos outros, estes são alguns dos pontos altos desta nossa viagem:

Antananarivo

Tana, como é vulgarmente conhecida a capital do país, é normalmente a porta de entrada em Madagáscar. Esta cidade movimentada é o resultado de uma fusão de culturas, predominantemente Malgaxe de influência malaio-polinésia com mistura de culturas africanas, árabes, indianas e europeias. Um caos organizado com inúmeras atrações históricas e culturais para serem exploradas, nomeadamente o Haute-Ville, bairro histórico de bela arquitetura, premiados restaurantes e ambiente agradável.

Parque Nacional de Isalo

Localizado nas terras altas do sul de Madagáscar, o Parque Nacional de Isalo é caraterizado por uma paisagem magnífica montanhosa de desfiladeiros escarpados e rochas que cintilam em todas as cores. O parque é constituído principalmente por arenito jurássico e é atravessado por profundos desfiladeiros. Pequenos répteis endémicos das rochas prosperam num dos parques nacionais mais populares de Madagáscar. As piscinas naturais convidam os viajantes a refrescarem-se depois de uma longa caminhada.

Fianarantsoa

Sendo a segunda maior cidade de Madagáscar, a antiga cidade real de Fianarantsoa situa-se no centro da maior região vinícola da ilha. Atualmente, a cidade tem cerca de 200.000 habitantes, a maioria dos quais pertence ao povo Betsileo, que aqui vivia originalmente. Desde a chegada dos missionários, que construíram igrejas e escolas, Fianarantsoa é considerada o centro religioso de Madagáscar, uma vez que a densidade de igrejas por metro quadrado é a mais elevada de toda a ilha.

Reserva Comunitária de Anja

Anja é um exemplo de como os seres humanos e a natureza podem coexistir e florescer. Uma pequena reserva criada pela própria comunidade em 1999 em resposta à destruição progressiva da natureza de Madagascar e à escassez de água para a população. Com a ajuda do governo malgaxe e o apoio financeiro de várias organizações estrangeiras (incluindo a WWF e a EAZA), eles garantiram que as paisagens cultivadas fossem usadas somente em determinadas áreas, que as florestas fossem replantadas e que a população fosse informada sobre o ecoturismo.

Parque Nacional de Ranomafana

O Parque Nacional de Ranomafana, Património Mundial da UNESCO, é propicio para fazer caminhadas maravilhosas rodeados pelas paisagens montanhosas, repletas de natureza tropical. Várias espécies de lémures atravessam o caminho dos caminhantes, ladeados por flores exóticas coloridas. Cursos de rios selvagens serpenteiam por entre pedras lavadas e o pântano é o lar de uma variedade de pequenos animais fluviais.

Tanto o parque nacional como a aldeia de Ranomafana derivam os seus nomes das fontes termais quentes (Ranomafana = água quente), que ainda hoje são acessíveis na aldeia.

Praia de Ifaty

Ifaty, conhecida como uma das mais belas praias de Madagáscar, está localizada a apenas 22 quilómetros da movimentada cidade de Tulear. Ifaty é caraterizado pelas sua praias paradisíacas e extensas que se estendem até ao horizonte, emolduradas pela beleza acidentada das paisagens desérticas e pontilhadas de casas pitorescas.
Aqui a vida corre devagar ao ritmo das marés. Um cenário idílico para descansar e praticar atividades náuticas.

Em que data gostaria de viajar?

Selecione as datas que melhor se enquadram no seu calendário.

Temos a possibilidade de criar uma viagem à sua medida.

Data que gostaria de marcar a viagem:
Itinerário viagem Madagáscar

Itinerário da Viagem

O planeamento de cada dia da sua viagem.
  • Dia 1
    Antananarivo, a capital nas colinas

    Dia de chegada a Antananarivo. O nosso primeiro dia é destinado a receber os viajantes, fazer algumas compras e ultimar os preparativos para a aventura que temos pela frente. O líder de viagem irá fazer uma apresentação sobre os aspetos mais relevantes da viagem, uma breve explicação sobre o itinerário e logística e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
    Teremos ainda tempo para conhecer um pouco Antananarivo ou relaxar no hotel.

    Alojamento:Nosy Manga hotel ou similar
  • Dia 2
    Ifaty, a tranquilidade do Índico

    Depois de tomarmos o pequeno-almoço no hotel, seguimos para o aeroporto, para apanhar o voo em direção ao nosso primeiro destino, Toliara. Esta cidade é também conhecida como a “capital do sul” e destaca-se pelos magníficos jardins e avenidas de jacarandás e tamarindos. É aqui que iremos almoçar.
    Daqui seguimos ao longo da costa até Ifaty, uma pequena vila costeira no sudoeste da ilha.

    O nosso alojamento, o Vovo Telo Lodge está perfeitamente localizado mesmo em frente à praia e dispõe de um terraço com piscina e vista mar, perfeito para banhos de sol e descontrair após um longo dia de exploração e aventura.

    Alojamento:Vovo Telo Lodge ou similar
    Refeições:Pequeno-Almoço e Jantar
  • Dia 3
    Ifaty, as gentes do mar

    Hoje teremos o dia livre para relaxar nas praias paradisíacas de Ifaty, explorar a região ou participar nas inúmeras atividades náuticas disponíveis.

    Alojamento:Vovo Telo Lodge ou similar
    Refeições:Pequeno-Almoço
  • Dia 4
    Ranohira, a autenticidade da ilha

    Deixamos Ifaty de manhã em seguimos em direção a Ranohira, pela famosa estrada nacional 7. A jornada será longa por estradas que se tornam cada vez mais difíceis à medida que entramos mais no interior da ilha.

    Chegamos a Ranohira ao final da tarde, onde teremos a oportunidade de apreciar o pôr do sol espetacular com um por do sol na esplanada do lodge com uma vista incrível para o Parque Nacional de Isalo.

    O nosso alojamento desta noite, o Hotel Jardin du Roy encorpora-se perfeitamente nas formações rochosas que o envolvem. A idílica piscina convida aos viajantes a um mergulho refrescante após um longo dia de viagem.

    Alojamento:Jardin du Roy ou similar
    Refeições:Pequeno-Almoço, Almoço e Jantar
  • Dia 5
    Isalo, paisagem surreal

    Após o pequeno-almoço no hotel, partimos em direção ao Parque Nacional de Isalo. O dia é dedicado à exploração da fauna e flora do parque. O parque é conhecido pela sua grande variedade de paisagens: desde formações rochosas, desfiladeiros majestosos a cascatas e piscinas naturais. Será um dia inesquecível e, sem dúvida,  um dos pontos altos da viagem.
    Ao fim da tarde, admiramos o pôr do sol a partir da famosa “Janela de Isalo”.

    Alojamento:Jardin du Roy ou similar
    Refeições:Pequeno-Almoço, Almoço e Jantar
  • Dia 6
    Fianarantsoa, a vila histórica

    Partimos de manhã em direção às terras altas.

    Visitamos a reserva privada Anja em Iaritsena para admirar o famoso lémure catta e conhecer um pouco sobre este projeto admirável de conservação.
    Em seguida, continuamos para Ambalavao, uma das mais típicas cidades do interior de Madagáscar, onde as tradições de fabrico de papel Antemoro, produção de seda e outras mestrias ainda estão bem presentes no dia a dia.

    Chegaremos a Fianarantsoa ao final da tarde, ainda a tempo de passearmos um pouco pelas ruas pitorescas desta antiga cidade real.

    Alojamento:Tsara guest house ou similar
    Refeições:Pequeno-Almoço, Almoço e Jantar
  • Dia 7
    Ranomafana, passeio pela floresta

    Após o pequeno-almoço no hotel, visitamos Fianarantsoa, a antiga cidade real, capital de da etnia Betsileu, classificada como Património Mundial da UNESCO.

    À tarde, visitamos o Parque Nacional de Ranomafana. A floresta tropical húmida de Ranomafana é caracterizada pela presença de várias faunas e floras endémicas da ilha. Também se encontra uma grande variedade de fauna neste parque, como lémures e camaleões. Este passeio pela floresta tem uma duração de 2 a 3 horas.

    Alojamento:Centrest Hotel ou similar
    Refeições:Pequeno-Almoço, Almoço e Jantar
  • Dia 8
    Reencontro com Antananarivo

    Deixamos Ramonafama de manhã e passaremos o dia em viagem, para voltar à capital da ilha grande.

    Depois de relaxarmos um pouco no hotel, seguimos para um jantar tradicional num dos melhores restaurantes de Antananarivo.

    Alojamento:Nosy Manga hotel ou similar
    Refeições:Pequeno-Almoço, Almoço e Jantar
  • Dia 9
    Regresso a casa

    Hoje é o dia de regresso a casa ou de continuar a viagem pela ilha de Madagáscar numa das várias extensões que propomos, como Masoala ou ao arquipélago de Nosy Be .
    Iremos organizar os transferes para o aeroporto consoante os horários de partida dos viajantes.
    Consoante o horário do voo de regresso ou da extensão de viagem, aqueles que ainda têm algum tempo disponível, podem aproveitar para descobrir um pouco melhor o centro histórico de Antananarivo e visitar o mercado de Digy.

    Vemo-nos brevemente num outro qualquer lugar em África!

    Refeições:Pequeno-Almoço

O que está incluído na viagem

  • Alojamento 8 noites

  • 8 pequenos-almoços + 6 almoços + 7 jantares

  • Transporte durante todo o percurso

  • Todos os transfers de & para aeroporto em Madagáscar

  • Acompanhamento 24h pelo líder Africando em português e diversos guias locais

  • Seguro de Viagem

  • Todas as entradas e taxas turísticas nos locais a visitar:
    – Parque Nacional de Isalo
    – Reserva de Anja em Iaritsena
    – Parque Nacional de Ranomafana
    – todas as atividades descritas no programa

  • As seguintes atividades:
    – Passeio em Antananarivo
    – Passeio no Parque Nacional da Isalo
    – Passeio no Parque Nacional de Ranomafana
    – Passeio em Fianarantsoa
    – Visita à oficina de fabrico de papel e seda
    – Visita à reserva de Anja
    – Jantar tradicional em Antananarivo

O que não está incluído na viagem

  • Voos internacionais

  • Voo doméstico Antananaviro- Toliara

  • Visto de entrada

  • Atividades não incluídas no programa ou descritas como Extra | Opcional

  • Alimentação não especificada

  • Outros transportes de cariz pessoal

  • Despesas pessoais e gorjetas

  • Almoço no dia 2 (dia livre)

Em que data gostaria de viajar?

Selecione as datas que melhor se enquadram no seu calendário.

Temos a possibilidade de criar uma viagem à sua medida.

Data que gostaria de marcar a viagem:
FAQ

Perguntas Frequentes

  • Que outras informações relevantes?

    A inscrição e confirmação para esta viagem deve ser feita com a maior antecedência possível, uma vez que só existe um voo diário entre Toliara e Antananarivo e este voo fica sempre esgotado.

    Confirmação da viagem sujeita ao mínimo de 2 participantes.
    Para pack individual, viagem privada ou datas diferentes, por favor contactar.

  • É uma viagem sustentável?

    Ao longo da nossa viagem implementamos uma série de práticas e conceitos de sustentabilidade com o objetivo de oferecermos uma viagem consciente, ecológica, ética e regenerativa.
    Na seleção dos nossos parceiros de alojamentos e serviços para esta viagem demos preferência aos operadores locais de menor dimensão e com maior impacto na economia local e criação de postos de trabalho locais ou àqueles que participam ou apoiam diretamente programas locais de conservação da natureza e desenvolvimento social.

    Ao viajar connosco está também a apoiar o nosso programa “Um por Todos“.

  • É possível adicionar mais alguns dias ou outros destinos?

    Sim, claro que é possível prolongar a sua estadia pré ou pós viagem.
    A ilha de Madagáscar é enorme e são necessários muitas semanas para podermos visitar todos os lugares.
    Recomendamos uma extensão a Masoala, ao arquipélago de Nosy Be ou aos Parques Nacionais do Sul.

    Só terá de nos comunicar com a maior antecedência possível e teremos todo o gosto em adicionar mais conteúdo à sua viagem.

  • É necessário visto para entrar em Madagáscar?

    O visto para entrar em Madagáscar é gratuito e pode ser emitido à entrada no país, no aeroporto ou entrada terrestre no posto fronteiriço.
    Terá apenas de pagar uma “taxa administrativa” de 10€ à entrada.

  • É seguro viajar em Madagáscar?

    Viajar nestes destinos apresenta os riscos habituais de viajar em países em desenvolvimento.
    Todos os lugares que visitamos e os alojamentos incluídos no itinerário são criteriosamente escolhidos tendo em conta um conjunto de condições, nomeadamente a segurança.

    O líder de viagem e os guias locais com quem trabalhamos são pessoas devidamente certificadas para orientar grupos em áreas remotas e com bastante experiência nos locais onde actuam.

    No 1º dia será feito um briefing com o líder de viagem para falar de todos os aspetos que merecem especial atenção.

  • É uma viagem fisicamente exigente?

    Esta viagem não apresenta desafios exigentes em termos de condição física. As caminhadas que realizamos são de curta duração, curta elevação e assegurando todas as condições de segurança.
    As caminhadas na floresta podem ser um pouco mais exigentes, mas não é, de todo, necessária uma grande forma física ou jovialidade para participar em todas as experiências incluídas nesta viagem.

  • Pode-se realizar esta viagem em qualquer época do ano?

    A época de chuvas pode ser bastante severa com  tempestades tropicais, normalmente nos meses entre Janeiro e Março. Evitamos viajar nesta altura.

    Todas as viagens que organizamos têm como objetivo proporcionar a melhor experiência possível aos nossos viajantes. Por isso, recomendamos que certas viagens se realizem em alturas específicas do ano durante as condições ideais em cada um dos destinos escolhidos, para que verdadeiramente possam apreciar o melhor que essas regiões têm para oferecer.

  • Que cuidados de saúde devo ter nesta viagem?

    Recomendamos todos os viajantes a fazer a Consulta do Viajante com antecedência. Temos uma parceria com a Clínica consultadoviajante.com onde poderá usufruir de uma redução de preço de 10% através de utilização do código “GOAFRICANDO”.

    A profilaxia contra a malária é normalmente recomendada porém não é obrigatória para efeitos de entradas no país.
    A equipa de apoio tem um kit de primeiros socorros mas os viajantes devem trazer também o seu próprio pequeno kit, com a medicação básica necessária. Caso tome alguma medicação regular, aconselhamos a levar o necessário para toda a estadia, pois pode não ser fácil encontrar esses medicamentos nas farmácias locais.

  • Como são os alojamentos durante a viagem?

    O alojamento em hotel ou lodges será em quarto twin/duplo com banheiro privado.

    Os viajantes que viajam em casal poderão solicitar, durante o processo de reserva, quarto duplo (1 cama de casal) em vez de twin (2 camas individuais).

    Existe a possibilidade de realizar a viagem em regime individual. Se assim desejar, poderá solicitá-lo durante o processo de reserva. Será cobrado um valor adicional.

    Existe a possibilidade de antecipar ou prolongar a estadia. Se assim desejar, poderá solicitá-lo durante o processo de reserva. Será cobrado um valor adicional.

  • Como são as deslocações durante a viagem?

    As deslocações ao longo da viagem será maioritariamente realizadas em veículo 4×4.

    Vamos apanhar um voo doméstico de Antananaviro para Toliara, no sul da ilha.

    As distâncias a percorrer em Madagáscar são bastante extensas e as condições das estradas são invariavelmente más. É, portanto, uma viagem desaconselhada a pessoas com problemas de costas ou outros problemas de saúde que resultem em desconforto devido a algumas horas na estrada.

    Ocasionalmente iremos usar outros veículos nalgumas ligações entre etapas e transfers.

  • Como são as refeições durante a viagem?

    Dada a natureza desta viagem que nos leva a alguns locais bastante remotos, a maioria das refeições serão servidas nos locais onde ficamos alojados.
    A maioria das refeições estão incluídas durante a viagem, conforme mencionado nos items incluídos.

    Refrigerantes, sumos, bebidas alcoólicas e aperitivos não estão incluídos.

  • Como são organizados os transfers de/para o aeroporto?

    Os transfers de & para aeroporto estão incluídos e são organizados tendo em conta os horários dos voos dos viajantes.

  • Quanto dinheiro devo levar para a viagem?

    Ariari é a moeda local e utilizada preferencialmente.
    No interior do país, nas zonas mais remotas ou nos mercados e lojas de rua, normalmente não aceitam moedas estrangeiras.
    Ocasionalmente poderá utilizar Euros ou Dólares nos estabelecimentos mais turísticos e nos pagamentos que eventualmente conseguir efectuar em moeda estrangeira poderá receber o troco em moeda local. A taxa de câmbio aplicada nestes lugares ou serviços poderá não ser igual à dos bancos e normalmente é mais penalizadora.

    Os principais cartões de crédito (VISA ou Mastercard) podem ser usados nos hotéis/lodges, supermercados ou restaurantes. Algumas lojas mais pequenas ou comércio de rua poderão não aceitar cartões e apenas moeda local.

    Existem serviços financeiros como por exemplo Revolut ou Wise que providenciam cartões de débito com taxas de levantamento e pagamento mais baixas do que os cartões bancários nacionais convencionais, quando utilizados no estrangeiro em moedas diferentes.

  • Há alguma idade mínima ou máxima para me inscrever?

    A idade mínima para realizar esta viagem é 6 anos e devidamente acompanhado/a por, pelo menos, um dos progenitores ou um tutor responsável.
    Não existe idade máxima para realizar esta viagem. Apenas se recomenda que os participantes tenham uma razoável condição física e espírito de aventura.

Para mais informações, consulte a página de Perguntas Frequentes.
Borda do Footer
Africando 2024 © Todos os direitos reservados
Open chat
Olá,
Obrigado por contactar a Africando.
O meu nome é Pedro Quirino e irei ajudar a encontrar a viagem a África perfeita para si.