O visto para entrar na África do Sul é gratuito e pode ser emitido à entrada no país, no aeroporto ou entrada terrestre no posto fronteiriço.
Recomendamos a fazer a Consulta do Viajante com algumas semanas de antecedência antes de viajar para esclarecer junto de um médico quaisquer questões relacionadas com saúde em viagem.
Temos uma parceria com a Clínica consultadoviajante.com onde poderá usufruir de uma redução de preço de 10% através de utilização do código “GOAFRICANDO”.
Enquanto as reservas do Cabo Oriental estão livres de malária, o Parque Nacional Kruger e outras reservas em Mpumalanga e KwaZulu Natal encontram-se numa zona de baixo risco.
Quaisquer aconselhamentos sobre medicação deverão ser solicitados ao médico na Consulta do Viajante.
Outros métodos de prevenção, como o uso de repelente de mosquitos, usar roupa comprida e dormir sob uma rede mosquiteira, também são recomendados.
As vacinas normalmente recomendadas para viagens a África são as seguintes: Tétano, difteria, poliomielite, febre tifoide, hepatite A, hepatite B, febre amarela, raiva e meningite.
Consulte seu médico na Consulta do Viajante várias semanas antes da viagem para garantir que você tem todas as vacinas e medicamentos necessários quaisquer questões relacionadas com saúde em viagem.
Não há risco de contrair febre amarela na África do Sul.
De momento, a África do Sul exige um certificado de febre amarela válido a todos os visitantes com mais de 1 ano de idade provenientes de uma área infetada ou que tenham estado em trânsito por mais de 12 horas nos últimos 6 dias, em um dos países com risco de transmissão de febre amarela constantes na Lista da Organização Mundial da Saúde.
Os países são:
Angola, Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Colômbia, Congo (República do), Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Equador, Guiné Equatorial, Etiópia, Guiana Francesa, Gabão, Gâmbia, Gana, Guatemala, Guiné, Guiné Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Panamá, Paraguai, Senegal, Serra Leoa, Sudão do Sul, Sudão, Suriname, Togo, Trinidad e Tobago, Uganda e Venezuela.
Se viajou ou passou por um destes países nos últimos 6 dias, por mais de 12 horas, tem de apresentar certificado de vacinação de febre amarela à entrada.
Esta lista de países poderá sofrer alterações. Na Consulta do Viajante poderá receber as atualizações.
Recomendamos a todos os viajantes a trazer um pequeno kit de primeiros socorros, com alguma medicação básica necessária. Caso tome alguma medicação regular, aconselhamos a levar o necessário para toda a estadia, pois pode não ser fácil encontrar esses medicamentos nas farmácias locais.
Em safári, o segredo é “menos é mais”, juntamente com três regras de vestuário que aqui recomendamos:
1. Evitar cores contrastantes com a natureza e acessórios chamativos. O objetivo é misturar o máximo possível com o
ambiente. Cores recomendadas: cáqui, verdes ou castanho, etc.
2. Usar roupas confortáveis – Não há nada pior do que estar a meio de um safári de 3 horas e querer voltar para casa
porque, na verdade, não consegue ficar sentado por mais tempo com as roupas que está usando. Poderemos também
fazer caminhadas em regiões selvagens, portanto, certifique-se que está confortável.
3. Usar várias camadas de roupas – As manhãs podem começar bem frias, especialmente se for na parte de trás do
veículo de safari. Porém, o dia irá certamente aquecer rapidamente, portanto, leve roupas que possam ser tiradas
facilmente. Pense em levar luvas, gorros (chapéus de lã), cachecóis e jaquetas ou casaco.
Recomendamos trazer apenas os seguintes items abaixo. Verá que não será necessário mais do que isso.
Haverá a possibilidade de lavar roupa nalguns lodges onde iremos ficar, de forma a reduzir o número de peças de roupa a trazer.
Recomendamos a viajar apenas com mala de cabine pois bagagem extraviada no voo em África é muito comum.
• Mala/Mochila maleável com 15kg máximo por pessoa.
• Bagagem de mão com troca de roupa pra prevenir em caso de bagagem extraviada.
• 1 pequena mochila para uso diário de transporte de água, câmaras e outros artigos de uso pessoal durante o safari.
Roupa:
• 1 calças compridas
• 1 calças compridas finas de caminhada
• 2 calções
• 3 T-shirts
• 2 camisas/t-shirts de manga comprida (long sleeves)
• 1 blusa
• 1 jaqueta/casaco impermeável leve para chuva (se viajar entre Novembro a Abril)
• Casaco e cahecol/lenço (se viajar entre Julho e Setembro)
• Calção de banho ou bikini
• Toalha de banho de campismo (pequena e leve)
• Roupa interior e meias (Para as mulheres, é recomendado um sutiã desportivo para estradas acidentadas).
• Chapéu
Calçado:
O calçado é super importante! Deve trazer calçado para caminhada (por ex: ténis, ou sandálias de caminhada). NÃO trazer calçado de sola plana tipo All Stars ou Vans.
• Sapatos de caminhada/corrida
• Chinelos para a praia/piscina ou para o chuveiro
Acessórios:
• Garrafa de água reutilizável
• Protetor solar
• Repelente de mosquitos (ou calças e camisolas frescas de manga comprida)
• Produtos de higiene pessoal biológicos
• Kit básico de medicamentos e primeiros socorros (analgésicos, pensos rápidos, desinfetante, etc)
• Power bank (para carregar aparelhos eletrónicos em caso de falta de eletricidade)
• Câmara (com cartões de memória suplentes e baterias)
• Lanterna com opção de luz vermelha (de preferência uma lanterna de cabeça)
• Carregador USB ou algumas pilhas AAA ou AA suplentes, dependendo dos dispositivos que decidir trazer
• Carregador multi-USB para conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, pois o número de tomadas elétricas pode ser reduzido
• Adaptador elétrico (mais info abaixo)
• Binóculos (recomendável de 8×40 ou 10×40)
Outros items IMPORTANTES:
• Passaporte;
• Visto, se requerido;
• Boletim de Vacinas, se requerido;
• Fotocópias dos documentos mais importantes e/ou digitalizações dos mesmos armazenada no email ou telemóvel (passaporte, visto, certificado de vacinação, bilhetes de avião);
• Dinheiro para despesas correntes e gratificações;
• Cartões de débito e de crédito – por vezes uns não funcionam num banco e funcionam noutro, mas nunca sabemos o que estará disponível. Normalmente os cartões VISA são mais aceites em África.
Drones:
Se pretende levar um drone, é da responsabilidade do próprio viajante garantir que tem todos os documentos e licenças para entrar com o drone no país e conhecer as suas limitações de utilização. Na maioria dos países africanos existem muitas restrições ao uso de drone e as legislações podem sofrer alterações a qualquer hora. Se necessário, aconselhamos a solicitar as licenças de utilização às autoridades locais com alguns meses de antecedência.
Leve sempre consigo um saco de tecido reutilizável pois são bastante úteis para excursões de um dia ou compras, eliminando assim a necessidade de comprar sacos de plástico ao longo do caminho. Aliás, inclusivamente alguns países africanos já proibiram a utilização de sacos de plástico.
Evite levar grandes quantidades de produtos de higiene pessoal como champôs ou cremes. Os líquidos são bastante pesados, portanto, opte antes por pequenos recipientes ou embalagens que possam ser cheias com a quantidade necessária para a viagem e mais tarde reutilizadas repetidamente para outras viagens. Os lodges, normalmente, têm gel duche e champô, onde poderá recarregar o seu recipiente.
Evite imprimir documentos mas sim guardá-los digitalmente no telemóvel e optar por bilhetes eletrónicos ou check-in online.
Antes de comprar qualquer peça de roupa ou equipamento para esta viagem, pense se realmente vale a pena comprar esse artigo de propósito e utilizá-lo apenas 1 ou 2 vezes. Lembre-se que um dos princípios de Sustentabilidade é re-utilizar! Porque não pedir emprestado a família ou amigos? Porque não comprar esse artigo em 2ª mão? O ambiente agradece.
Veja aqui mais dicas de viagem para um Viajante Responsável.
A voltagem utilizada é de 230 volts e as tomadas são do tipo M (antigo modelo britânico com 3 pins redondos formando um triângulo). Excecionalmente, alguns lugares têm a tomada do tipo C (europeia).
Deverá trazer consigo um adaptador ou comprar no aeroporto.
É recomendado trazer um carregador USB de várias portas, caso tenha muitos dispositivos para carregar diariamente ao mesmo tempo.
A eletricidade poderá ser limitada em algumas partes da viagem. Se tiver um power bank, deve trazê-lo.
Os alojamentos e alguns restaurantes têm WiFi disponível para clientes.
Poderá comprar um e-SIM antecipadamente ou um cartão SIM local à chegada no aeroporto para utilizar dados móveis. No entanto, a cobertura nalgumas regiões, especialmente dentro das Reservas e Parques Nacionais, não é a melhor.
Recomendamos a levantar moeda local em ATM no aeroporto à chegada para as suas despesas correntes e lembranças. Existem também ATMs em quase todas as cidades ao longo do caminho.
Rand é a moeda local e utilizada preferencialmente.
No interior do país, nas zonas mais remotas ou nos mercados e lojas de rua, normalmente não aceitam moedas estrangeiras.
Ocasionalmente poderá utilizar Euros nos estabelecimentos mais turísticos e nos pagamentos que eventualmente conseguir efectuar em moeda estrangeira poderá receber o troco em moeda local. A taxa de câmbio aplicada nestes lugares ou serviços poderá não ser igual à dos bancos e normalmente é mais penalizadora.
Os principais cartões de crédito (VISA ou Mastercard) podem ser usados nos hotéis/lodges, supermercados ou restaurantes. Algumas lojas mais pequenas ou comércio de rua poderão não aceitar cartões e apenas moeda local.
Convém recordar que sempre que fizer um levantamento, terá que pagar uma comissão ao banco. Normalmente as comissões de levantamento são superiores às de pagamentos com cartão.
Existem serviços financeiros como por exemplo Revolut ou Wise que providenciam cartões de débito com taxas de levantamento e pagamento mais baixas do que os cartões bancários nacionais convencionais, quando utilizados no estrangeiro em moedas diferentes.
Veja AQUI o câmbio actual.
Em toda a África, é prática comum dar gorjetas como forma de agradecimento pelo serviço e muitos dos trabalhadores que encontraremos ao longo de nossa viagem ficarão imensamente agradecidos. As gorjetas não são obrigatórias, mas ficam a seu critério.
Aqui está uma lista de referência:
Para participar nesta viagem, é obrigatório ter um seguro de viagem válido com cobertura que inclua cancelamento, procedimentos médicos, resgate, lesão, perda de bagagem, dinheiro ou objetos pessoais.
Caso não tenha ainda um seguro de viagem, pode comprar um no nosso website. Para ver as condições detalhadas do seguro de viagem, preço ou ajustar a cobertura às suas necessidades, por favor clique AQUI.
Se pretende partilhar a sua viagem nas redes sociais, lembre-se de nos identificar como @africando_safaris no Instagram.
Se não pretende aparecer em nenhuma de nossas publicações em redes sociais, por favor nos avise antes de iniciar a viagem.