Esta ilha que se separou do subcontinente indiano há muitos milhões de anos evoluiu distintamente resultando numa biodiversidade única que a forma como surgiu ainda hoje continua a ser discutida. Cerca de 90% da sua vida selvagem apenas existe aqui, não sendo por acaso que apelidaram esta ilha do oitavo continente.
Quem visita Madagascar é impossível ficar indiferente às suas paisagens, à vida selvagem e ao calor da cultura malgaxe. Para conhecer bem Madagáscar terá de optar por uma estadia de longa duração pois, apesar de ser uma ilha, Madagascar é bem grande. As estradas terríveis, chuvas frequentes e terreno acidentado fazem com que pareça ainda maior e voar entre os vários pontos seja a opção mais sensata. Uma outra opção é focar-se numa parte da ilha e deixar o restante para uma 2ª viagem.
Tal como em muitos países africanos, as infraestruturas estão pouco desenvolvidas mas existem uma consciencialização geral sobre o caminho sustentável que esta nação tem de seguir. Muitos esforços têm vindo a ser feitos e os programas de Conservação e Voluntariado multiplicam-se.